Buscar

Quatro passos para abrir a escuta


Você sabe a diferença entre ouvir e escutar?


Ouvir é a captura de qualquer som através do ouvido.

Escutar é prestar atenção naquilo que está sendo ouvido.


A escuta ativa vai além. Ela acontece quando você se dispõe a digerir, interpretar e reagir se modificando em função do que se ouve. Perceber aquilo que é dito e o que foi omitido entendendo como e o porquê. Na profissão de palhaço de hospital, a escuta é um elemento primordial, tanto a de si mesmo quanto a do outro. Reunimos quatro dicas de ouro que os palhaços praticam no dia-a-dia e que você pode aplicar para abrir a sua escuta!


Se concentre

Para escutar o outro, é preciso prestar atenção no que está sendo dito. Mantenha o foco na pessoa com quem você está falando para compreender a mensagem sem nenhum ruído. Já o palhaço no hospital, também precisa estar atento ao que ocorre

ao redor e a todas as nuances que o interlocutor traz.

Barre os julgamentos

Evite conclusões precipitadas. Esteja aberto a aprender com o outro, antes de compartilhar suas opiniões de forma incisiva. Nos hospitais, o palhaço direciona a atenção para o que é essencial e, inclusive, ao se deparar com julgamentos busca inseri-los no próprio jogo, desconstruindo-os.

Ofereça acolhimento As pessoas tendem a compartilhar mais o universo delas, se você demonstra que pode acolhê-las. É mais agradável estar em um ambiente onde se sente bem, e a falta disso pode ocasionar um distanciamento. No ambiente hospitalar, os artistas palhaços rebotam o estímulo que o outro apresenta e o devolvem em forma de resposta, dando continuidade ao jogo, e acolhendo-o a partir de uma observação receptiva e calorosa.


Se escute Afinal, como entender o que o outro está dizendo se nem você mesmo se escuta? É preciso desenvolver uma escuta profunda. Algumas práticas colaboram para esse processo de autoconhecimento, como a meditação, a terapia, o exercício físico, yoga, entre outras. Na arte da palhaçaria, se escutar é imprescindível na criação da identidade do palhaço. Como diz, Lecoq, “procurar seu próprio palhaço é primeiramente procurar seu próprio ridículo”.



Além dessas, tem alguma prática que você quer adicionar a lista? Compartilha com a gente!

Fontes:

A escuta profunda

Escuta ativa

Escuta ativa e nossas relações

Os 4 níveis da escuta

Os 4 H’s da Escuta