Buscar

Ilusão de Maya


Hoje fui ao Baleia com a Dra. Rosa, que como todos sabem é uma especialista em questões da natureza e também nas místicas. Talvez por isso tenhamos nos deparado com um mistério de natureza oriental.  Vocês já ouviram falar de Maya? Essa palavra vem da filosofia hindu, e sempre achei que fosse um outro nome para ilusão. Mas como uma besteirologista/pesquisadora decidi checar meus conceitos e descobri tratar-se do princípio causador da ilusão por via indireta, porque: “o que é ilusório não são as coisas em si mesmas. A ilusão está em nossa incapacidade de perceber as coisas como são em seu próprio nível de realidade. Nós as vemos de forma distorcida, de acordo com nossas limitações sensoriais e nossos condicionamentos”.  


E o quê que é que isso tem a ver com o Hospital da Baleia, com a Dra. Rosa e com o Hahaha? É que hoje quando cruzamos os portões do Centrare e entramos na área que todos chamam de Oncologia, nos deparamos com uma frondosa floresta, cheia de flores, com árvores de madeira e de concreto. Dra. Rosa subiu na de concreto. Eu tive certeza que os outros palhaços do Hahaha que visitam aquela região estavam doidos por achar que aquilo era uma ala de hospital!


Entre essas árvores, avistamos animais de toda sorte. O primeiro foi um raro, um tal de unicórnio que a Rosa achou. Ele tinha chifre cor da lua, olhos cor do mar e gostava de mostrar os dentes. Ao lado do segundo portal, duas gazelas de perna comprida também mostravam os dentes e jogavam o tronco para frente. Se fosse gente eu ia achar que estavam rindo, mas como era bicho eu não consegui interpretar.


O portal daquilo que meus colegas chamam de sala da Onco, é na realidade um castelo assombrado, cujas portas se abrem e se fecham sozinhas. Numa dessas aberturas, avistamos no chão um baile de Barbies Drags Queens vestidas de pétalas purpurinadas. Elas eram acompanhadas de duas lobas que uivavam sem parar, por isso eu e Rosa tivemos que partir, pois como vocês sabem, os lobos em geral são animais perigosos.


Quando deixamos o bosque percebemos que durante anos toda equipe do Hahaha achou que atendia a Oncologia do Hospital da Baleia. Ai, ai, ai! Anos nos enganando, olhando árvore e achando que era poste, olhando céu achando que era teto, olhando unicórnio achando que era menino! Mas graças às minhas pesquisas besteirológicas de alto nível acadêmico isso tudo está explicado: trata-se de Maya distorcendo nossa percepção da realidade!


Dra. Suzette Marie