Buscar

Nove brincadeiras para crianças


Tá difícil garantir a diversão da criançada em casa? Confira a lista com nove brincadeiras bem fáceis de realizar!


Jogo da Velha

Em um papel, faça duas linhas verticais paralelas, depois cruze-as com outras duas linhas paralelas, dessa vez, na horizontal, de modo a formar nove quadradinhos. Cada participante vai escolher um símbolo (X ou O). O objetivo é completar uma fileira na horizontal, vertical ou diagonal. Quem alcançá-lo primeiro vence. Se ninguém o fizer, será velha.


Mímica Escreva em pedacinhos de papel nomes de filmes, personagens, sentimentos, etc. Cada jogador deve sortear um papelzinho e fazer uma encenação, sem dizer uma palavra, que corresponda ao que foi sorteado. Ganha quem desvendar o maior número de mímicas.


Forca Um dos jogadores deve pensar em uma palavra e colocar em um papel um risquinho para cada letra e ao lado dos risquinhos será desenhada uma forca, ou mais, se houverem mais competidores. A cada rodada os jogadores devem dizer uma letra do alfabeto. Se acertar, basta colocá-la em seu respectivo risquinho, mas se o competidor errar, seu bonequinho vai ganhando membros na forca (cabeça, troncos, braços e pernas). O jogo termina quando alguém acerta a palavra. Jogadores que tiverem o bonequinho enforcado serão eliminados.


Aurélio

Você vai precisar de papel, caneta e um dicionário. O dicionário deve ser aberto pelo mestre em uma página aleatória e escolher, dessa página, uma palavra pouco usual. Os jogadores, quando ouvirem a palavra, devem tentar criar um significado para ela, escrever em um pedaço de papel e entregar para o mestre que lerá todos os significados em voz alta, e os jogadores devem votar naquele que julgarem ser o correto. A pontuação funciona assim: cada pessoa que ganhou um voto ganha um ponto; quem votou na definição correta, ganha dois; e caso ninguém tenha acertado, o mestre ganha três pontos. Na próxima rodada, escolhe-se um novo mestre.


Quem sou eu?

Para brincar você vai precisar de papel, caneta e fita adesiva (se o papel for um post-it descarta o uso da fita).

Cada um dos jogadores deve escrever o nome de um personagem, animal ou outra categoria em um pedaço de papel. Sem mostrar a ninguém, deverão troca-los com o colega do lado, que também não pode olhar. Todos devem colar o papel que recebeu na testa. Em seguida, para descobrir o nome que está em sua testa, cada competidor, a sua vez, fará perguntas as demais, que respondem apenas com SIM ou NÃO.



Adedanha ou Stop

Em uma folha de papel e uma caneta para cada participante deverá montar uma tabela com as categorias: nome próprio, planta, CEP (cidade, estado, país), fruta, animal, carro, cor, comida e outras da sua preferencia. Após escolher a letra por um sorteio utilizando os dedos dos participantes, todos devem começar a completar as categorias no tempo estipulado. Quem terminar primeiro grita “stop!” e os demais devem parar de escrever imediatamente. Todos devem falar as respostas ditas que valem 10 pontos. Se alguém tiver a mesma resposta , soma-se 5 pontos para cada. Ganha quem fizer a pontuação mais alta.


Detetive

Você vai precisar de uma folha de papel e uma caneta.

Em pequenos pedaços de papel escreva o nome de todos os personagens (um detetive, um assassino e quantas vítimas forem suficientes para completar os demais participantes). Dobre-os e sorteie-os entre os jogadores. Cada um deve tirar um papelzinho, mas sem dizer nada aos outros. Posicionados em um círculo o assassino vai começar a matar as vítimas com uma piscada de olho. A vítima, ao receber a piscada, deve dizer “morri!”. O objetivo do detetive é descobrir quem é o assassino, apontá-lo e dizer “preso em nome da lei”. A brincadeira termina quando o assassino matar todas as vítimas ou quando o detetive conseguir prendê-lo.


5 Marias

Você vai precisar de cinco pedrinhas ou cinco bolinhas de papel. Espalhe-os no chão, sem que fiquem muito longe nem perto demais uns dos outros. Comece pegando um saquinho e jogue-o para cima. Antes que o saquinho caia no chão, pegue rapidamente outro saquinho com a mesma mão que atirou o primeiro. Vá aumentando o número de saquinhos a cada jogada. Se deixe cair, passe a vez para outro jogador. Vence quem conseguir pegar todos os cinco pedaços de papel ou pedrinhas.


Morto ou vivo

Os jogadores deverão se posicionar um ao lado do outro. Um locutor deverá dizer qual a ação que os participantes deverão tomar: quando falar "Morto", os participantes devem agachar. Quando disser "Vivo" eles devem se levantar. Vence quem sobreviver a todas as etapas do jogo sem errar.


E aí, gostou das dicas? Mande para todo mundo! Tem algum jogo bem fácil de fazer? Compartilhe aqui nos comentários com a gente!


Fontes: Escola Educação

Isadora Bertolini

Faz Fácil