Buscar

três Marias

Tem um quarto na Ala 4 do hospital da Baleia que tem três lindas senhoras que se chamam Maria. As Três Marias! "Dona Maria chegou, chegou, chegou com a mandioca Para fazer a farinha, farinha, farinha de tapioca Para remexer, para remexer, para remexer Mexer, mexer, mexer, mexer"

A primeira Maria já toda se remexe. A segunda precisa de tratamento, pois tem dor. Aplicamos anestesia, martelinho de ouro e deitadinha, e ela se remexeu toda. A terceira não se remexia. "Só canto louvor", disse ela."Sabemos um", respondemos já vindo em música: "Ó Deus salve o oratório, ó Deus salve o oratório Onde Deus fez a morada...". Ela sorriu, e remexeu um pouco, e as Três marias em coro seguiram cantando: "De Jessé nasceu a vara, da vara nasceu a flor, da flor nasceu maria e de maria o salvador...".

Olhando pro jeitinho de cada uma festeja percebi que cada Maria tinha os pés, o coração, e alguma religião. Tinha a Maria da Igreja, tinha a Maria do terreiro e a Maria do Templo. Foi bonito de ver, acho que é isso que chamam de Encontro Ecumênico. Eu mesmo chamaria de "Festa de Responsa"



Foto: Carol Reis Texto: Fernando Oliveira, o Dr. Mulambo do Sertão.

#PraTodosVerem: Dr. Mulambo recebendo um beijo de uma senhora. Ambos estão de costas. Fim da descrição.