Buscar

Você sabia?



Era uma menina com mais ou menos cinco anos de idade. Vestia um conjuntinho de algodão com estampas coloridas. Ela arrumava os cabelos enquanto falava com a dupla Dra. Rosa e Dr. Risoto— Vocês sabiam que eu tenho mais de dez tias? Posso mostrar aqui no meu caderno a lista dos nomes de todas elas?

Dra. Rosa e Dr. Risoto se interessaram pela lista, pela parentada e foram logo se entortando para ler os escritos da menina. De repente, a menina fechou e caderno e mudou de assunto:

— Vocês sabiam que a fada desse dente (ela mostra a janelinha lateral da boca) foi quem tirou o meu dente daqui?

Dra. Rosa e Dr. Risoto logo se interessaram pela janelinha da menina e já iam dando uma de médico dentista, quando, de repente, a menina fechou a boca e mudou de assunto:

— Vocês sabiam que lá em casa eu tenho um pato, uma galinha, dois cachorros e um cavalo, papagaio, periquito, porco, galinha d'angola, coelho... coelho eu tenho cinco e isso e aqui, e aquilo outro...

A menina disparou a falar. Quando ela de uma pequena pausa para respirar, Rosa e Risoto cavaram um espacinho para falar. Rosa se apresentou: doutora Fada Maria Nome da Tia Cavalo de Leitão Coelho numa Fria. A menina olhou bem para a cara de Rosa, pensou, em um estalo bateu com a palma da mão na testa e riu olhando para a mãe.

Em seguida, Dr. Risoto se apresentou continuando a besteira. Disse que se chamava Doutor Dentinho do Pai Fado de Galinha Porco Caipira, assistente da Doutora Leitão Coelho numa Fria.

A menina, então, jogou o corpinho para trás, soltou uma gargalhada e enquanto todos relaxavam com o som da risada dela. A dupla partiu em retirada ao som da canção "Na fazenda fada tem. Tem um cão. Tem tatu".

Passando pela porta, ainda deu tempo dos palhaços derem um tchau para a menina, imitando o som e o corpo de alguns dos animais cantados. A menina ria, olhava para mãe ao lodo e falava, falava, falava, falava, falava e ria.